quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Risoto de Frutos do Mar (sem glúten e sem lactose)

Este risoto pode ser muito, muito mais fácil do que se imagina!
Como para algumas pessoas, encontrar frutos do mar frescos pode ser um problema, facilitarei as coisas! Compre-os congelados que, garanto, também ficará muito gostoso! É claro que, quem pode comprar produtos frescos, faça-o, pois é sempre um plus, né!?
Porém o mais importante é cozinhar sem stress e deliciar-se depois, ok?! Combinado? Então, lá vai...


RISOTO DE FRUTOS DO MAR
Ingredientes (para 2 pessoas):

1 xícara de arroz arbóreo (aquele próprio para risoto)
1 copo de vinho branco seco
3 ramos de tomilho fresco
4 folhas de sálvia fresca
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite de oliva
250g de camarão miúdo descascado
100g de anéis de lula
100g de marisco limpo (mas com a concha)
100g de camarão médio com casca, mas sem cabeça (opcional)
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

Apetrechos:
1 Panela Média e alta com tampa

Preparo:

O ideal é deixar os frutos do mar (mesmo se congelados) marinando por ao menos 3 horas antes de fazer o risoto, com o vinho seco, o tomilho e a sálvia, sal e pimenta do reino a gosto. Se não for possível, faça esta mistura antes de começar a receita e vamos lá.
Em uma panela alta, coloque o azeite, a cebola e o alho bem picadinhos. Deixe fritar em fogo baixo por 3 minutos aproximadamente. Aumente o fogo ao máximo e jogue os frutos do mar já misturados com o vinho. Deixe evaporar o álcool e tampe a panela, sempre cuidando para não secar (se necessário, coloque 2 colheres de sopa de água). Deixe refogar tudo por 5 minutos.
Acrescente o arroz ainda crú. Misture bem, de forma que o arroz se incorpore aos demais ingredientes, e acrescente um copo de água. Tampe a panela e abaixe o fogo. Depois de 10 minutos em fogo baixo, vá controlando para ver se o arroz já cozinhou. Prove o sal e a pimenta do reino e adicione, se necessário. Tire (se preferir) o tomilho e a sálvia. Tampe novamente e aumente o fogo para médio.
Preste atenção se a mistura não está secando demais. Se necessário, coloque mais um pouco de água quente para ajudar no cozimento do arroz. Mas é pouco, ok?! Senão, seu risoto vai virar uma sopa e vai desandar!
Controle o ponto do arroz. É importante que o arroz esteja "al dente", pois se cozinhar demais, vira uma papa. Quando o arroz já estiver cozido, desligue o fogo e sirva imediatamente.

Se quiser "estourar a boca do balão", pegue uma colher de manteiga ou azeite de oliva e jogue por cima. No caso da manteiga, deixe derreter e sirva ;).

Espero que aproveitem!!! Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário