Este risoto pode ser muito, muito mais fácil do que se imagina!
Como para algumas pessoas, encontrar frutos do mar frescos pode ser um problema, facilitarei as coisas! Compre-os congelados que, garanto, também ficará muito gostoso! É claro que, quem pode comprar produtos frescos, faça-o, pois é sempre um plus, né!?
Porém o mais importante é cozinhar sem stress e deliciar-se depois, ok?! Combinado? Então, lá vai...
RISOTO DE FRUTOS DO MAR
Ingredientes (para 2 pessoas):
1 xícara de arroz arbóreo (aquele próprio para risoto)
1 copo de vinho branco seco
3 ramos de tomilho fresco
4 folhas de sálvia fresca
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite de oliva
250g de camarão miúdo descascado
100g de anéis de lula
100g de marisco limpo (mas com a concha)
100g de camarão médio com casca, mas sem cabeça (opcional)
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Apetrechos:
1 Panela Média e alta com tampa
Preparo:
O ideal é deixar os frutos do mar (mesmo se congelados) marinando por ao menos 3 horas antes de fazer o risoto, com o vinho seco, o tomilho e a sálvia, sal e pimenta do reino a gosto. Se não for possível, faça esta mistura antes de começar a receita e vamos lá.
Em uma panela alta, coloque o azeite, a cebola e o alho bem picadinhos. Deixe fritar em fogo baixo por 3 minutos aproximadamente. Aumente o fogo ao máximo e jogue os frutos do mar já misturados com o vinho. Deixe evaporar o álcool e tampe a panela, sempre cuidando para não secar (se necessário, coloque 2 colheres de sopa de água). Deixe refogar tudo por 5 minutos.
Acrescente o arroz ainda crú. Misture bem, de forma que o arroz se incorpore aos demais ingredientes, e acrescente um copo de água. Tampe a panela e abaixe o fogo. Depois de 10 minutos em fogo baixo, vá controlando para ver se o arroz já cozinhou. Prove o sal e a pimenta do reino e adicione, se necessário. Tire (se preferir) o tomilho e a sálvia. Tampe novamente e aumente o fogo para médio.
Preste atenção se a mistura não está secando demais. Se necessário, coloque mais um pouco de água quente para ajudar no cozimento do arroz. Mas é pouco, ok?! Senão, seu risoto vai virar uma sopa e vai desandar!
Controle o ponto do arroz. É importante que o arroz esteja "al dente", pois se cozinhar demais, vira uma papa. Quando o arroz já estiver cozido, desligue o fogo e sirva imediatamente.
Se quiser "estourar a boca do balão", pegue uma colher de manteiga ou azeite de oliva e jogue por cima. No caso da manteiga, deixe derreter e sirva ;).
Espero que aproveitem!!! Bom Apetite!
Em junho de 2008, descobri minha intolerância ao glúten. Saí do médico aos prantos, pensando que minha vida tinha perdido o sentido não podendo mais comer todas as delícias do mundo. Já que comer bem é, definitivamente, uma das minhas paixões. Na época, apenas me arriscava na cozinha, mas foi a partir daí que desafiei todos os livros de receita: fazer comidas deliciosas sem a presença de trigo, aveia, centeio, cevada ou malte. Desafio vocês a também descobrir OS SABORES DA VIDA SEM GLÚTEN!
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Risoto de Frutos do Mar (sem glúten e sem lactose)
Marcadores:
Aves Carnes Peixes,
Massas e Risotos,
Sem Lactose
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário