terça-feira, 2 de março de 2010

Torta de Limão

E precisa dizer que fica uma delícia?! Só pela imagem já dá pra ver, não é mesmo?! Então, vamos direto à receita...


TORTA DE LIMÃO
Ingredientes:

350g de bolacha doce (tipo bolacha maria) sem glúten.
100g de manteiga
2 latas de leite condensado
3 ou 4 limões
4 claras de ovos
1 xícara de açúcar

Preparo:

Coloque as bolachas no liquidificador ou no multiprocessador e bata bem até triturá-las. Derreta a manteiga e misture à bolacha, até formar uma pasta.
Pegue uma forma plana, de preferância com o aro removível, e forre o fundo com a pasta de bolacha. Faça movimentos arredondados nas bordas, de forma que a borda fique levemente mais alta que o meio.
Esprema os limões. Pegue o suco e misture com o leite condensado até ele adensar bem. Despeje esta mistura sobre o fundo de bolacha.
Bata as claras em neve e, ao poucos, vá adicionando o açúcar até virar quase um "suspiro". De maneira suave, disponha a clara em neve batida em cima do leite condensado.
Deixar o forno pré-aquecido em 200º. Coloque o doce no forno bem quente por cerca de 5 minutos. Dependendo do forno, pode precisar de até 10 minutos. O importante é que asse bem o suspiro. :)
Tire-o do forno, deixe esfriar um pouco à temperatura ambiente e depois coloque na geladeira para resfriar por aproximadamente duas horas.

O resultado... bom, é realmente de lamber os beiços!

2 comentários:

  1. Onde eu encontro essas bolachas tipo maria sem glutem moro em curitiba paraná

    ResponderExcluir
  2. Ola Vanilza. Como hoje em dia nao moro no Brasil, não saberia te dizer bem ao certo, mas encontrei alguns sites bem interessantes e uma boa solução para esta torta também!!!
    Neste site da ACELPAR (Associação dos Celíacos do Parana) tem uma lista das empresas que vendem itens sem glúten! Vale a pena dar uma olhada: http://www.acelpar.com.br/empresas.php
    Uma opção é utilizar um outro tipo de bolacha (já fiz isto varias vezes quando não conseguia encontrar a tipo Maria) como uma cookie. Como ideia te dou a Cookies JASMINE integral sem glúten castanha pacote 150g. Compra dois pacotes e faz o mesmo procedimento! Tenho certeza que também ficará uma delícia! Espero que fiques feliz e satisfeita com o resultado! Boa sorte! ;)

    ResponderExcluir