terça-feira, 23 de março de 2010

Empadão de Batatas com Peixe e Camarão (opção sem lactose)

Este é um prato maravilhoso seja para almoço ou jantar. É uma junção perfeita de batata, peixe e camarão. Simplesmente sem palavras, é sucesso garantido entre crianças e adultos!


EMPADÃO DE BATATAS COM PEIXE E CAMARÃO
Ingredientes:


700g de filé de peixe branco (pescada, bacalhau ou outro) sem pele e sem espinhas
100g de filé de peixe defumado (fiz com filé defumado de truta, pois foi o que encontrei)
250g de miolo de camarão médio/grande (fiz com o tamanho 20/40)
250 ml de leite (pode-se utilizar leite de baixa lactose)
1 cebola grande picada
100g de manteiga (utilizar margarina na opção sem lactose)
1 colher de sopa de Maisena
1 kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços médios
2 colheres de sopa de alcaparras
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Páprica doce a gosto
Noz moscada a gosto
Cebolinha verde picada (fresca ou seca) a gosto
± 50g de queijo mussarela em fatias ou ralado (não usar queijo na opção sem lactose)

Preparo:


Prato:
Em uma panela de base larga, disponha os filés de peixe com sal a gosto e pimenta do reino a gosto. Acrescente o leite e deixe cozinhar por 5 minutos. O peixe não deve ficar totalmente cozido.
Com uma escumadeira e bastante cuidado, transfira o peixe para um pirex grande. Corte os filés em lascas médias, sem quebrar muito.
Por cima, deite os filés do peixe defumado. Reserve.

Coloque a cebola picada na panela, juntamente ao leite onde estava o peixe e deixe ferver, mexendo sempre. Desligue o fogo e escorra o leite em outro recipiente, pois será utilizado mais tarde.
À panela, com a cebola, acrescente o camarão com páprica e sal a gosto. Deixe-o por 5 minutos, retire o camarão com a cebola e distribua sobre o peixe, no pirex.
Pegue as alcaparras e dê uma passada rápida sob a água, para tirar o excesso de sal delas. Distrubua-as uniformemente sobre o prato. Reserve.

Molho Branco:
Em uma panela pequena, coloque o leite previamente reservado e acrescente (enquanto frio) a maisena. Mexa bem até dissolver todos os caroços da farinha. Ligue em fogo médio e junte a manteiga/margarina, sal e noz moscada. Sempre a mexer, deixe o caldo engrossar. Verifique o sal e, se necessário, acrescente mais um pouco.
Quando o molho branco já estiver mais grosso, desligue o fogo e despeje-o por cima de todo o peixe e camarão. Salpique cebolinha verde a gosto.

Com as batatas já cozidas, esmague-as, meta sal a gosto, uma colher de manteiga e leite, até obter a consistência de um pirê. Cubra toda a extensão do pirex com o pirê de batatas.

Coloque o pirex no forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos. Na metade desse tempo, retire o pirex do forno, cubra todo o prato com o queijo mussarela e retorno o pirex para o forno. Deixe o queijo derreter bem, até gratinar.

Esse é um prato bem farto e “gordo”. Então, pra não se sentir na culpa, sirva com uma salada verde (rúcula ou agrião) e tomates.

Receita e foto retirados do livro “Na cozinha sem alergias” de Alice Sherwood e testada por mim mesma ;).

Nenhum comentário:

Postar um comentário