terça-feira, 23 de março de 2010

Bacalhau à Gomes de Sá (sem glúten e sem lactose)

Acho que sempre tem uma primeira vez para (quase) tudo na vida, né?! E esta foi minha primeira experiência com o dito “Sr. Bacalhau”. Como tive todo o trabalho de dessalgá-lo e limpá-lo, vou passar essa experiência aqui. Posso adiantar que foi aí que eu descobri o porquê de comermos bacalhau somente na Páscoa lá em casa... dá um trabaaaaaalho!!!
Porém, para quem quiser ser mais prático e comprar o bacalhau já sem sal e sem espinhas, também está valendo ;). É só seguir o preparo do prato, ok?!
Realmente, V-A-L-E A P-E-N-A!

BACALHAU À GOMES DE SÁ
Ingredientes:

800g de Bacalhau salgado e seco
1Kg de batatas
2 cebolas grandes
3 tomates grandes e maduros
2 dentes de alho
Azeite de Oliva
3 Ovos
100g de azeitonas verdes (melhor se forem sem caroço)
100g de azeitonas pretas (melhor se forem sem caroço)
Salsa OU Cebolinha verde picada (fresca ou seca)
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

Preparo:

Bacalhau:
No dia anterior, pegue as postas de bacalhau, lave-as e deixe de molho em uma panela ou vasilha grande dentro da geladeira. Deve-se trocar esta água de 2 em 2 horas, por cerca de cinco vezes.
Atenção, deixe a água da segunda troca separada em outra vasilha, pois pode acontecer de tirarmos todo o sal do peixe e termos de salgá-lo novamente, ok?!
Quando terminar o processo de dessalgar o bacalhau, escalde-o em água a ferver por apenas 5 minutos. Nesta hora, deve-se provar o peixe e verificar se está com pouco sal. Se precisar, misture um pouco da água da segunda troca (previamente reservada) à água a ferver até deixar o bacalhau salgado ao seu gosto. Mas lembre-se, são apenas 5 minutos em água fervente!
Escorra a água do bacalhau e pegue as postas, uma a uma, e tire o máximo de pele e espinhas que conseguir.
Separe as postas em lascas grandes e irregulares e reserve para a montagem do prato.
Uma ótima opção é dessalgá-lo uma vez só e congelar a parte não utilizada. E, quem sabe, provar a outra maravilha que é o Bacalhau à Brás. ;)

Prato:
Lave bem as batatas e, com pele, coloque-as para cozer. Faça o mesmo com os 3 ovos.
Enquanto isso, corte as cebolas em rodelas, assim como os tomates. Descasque os dois dentes de alho e esmague-os.
Coloque uma colher de sopa de azeite em uma panela em fogo médio. Acrescente as cebolas em rodelas, os dois dentes de alhos esmagados e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Quando as cebolas estiverem douradas, ponha os tomates na panela e deixe-os cozer por 2 minutos. Desligue o fogo e reserve a mistura.
Quando os ovos estiverem cozidos (normalmente, depois de 5 minutos de água bolente), tire-os da água, espere que esfriem, tire a casca, corte-os em rodelas e reserve.
Com um garfo, espete as batatas e veja se já estão cozidas por dentro, para isso, o garfo deve entrar em sair da batata com facilidade. Quando elas estiverem bem cozidas, desligue o fogo, tire a água e espere-as amornar. Depois, tire a casca das batatas e corte-as em fatias. Reserve.

Montagem do Prato:
Em um pirex, disponha metade das fatias de batata ao fundo, formando a primeira camada do prato. Por cima, deite metade das postas de bacalhau. Pegue metade da mistura de cebola e tomate e cubra toda a extensão do pirex. Salpique ainda metade das azeitonas pretas e verdes sobre a camada anterior e acrescente algumas rodelas de ovo cozido.
Repita a operação acima, formando a segunda camada do prato, com as batatas, o bacalhau, a cebola e tomate, as azeitonas e o restante dos ovos cozidos em rodelas.
Salpique sobre tudo, para decorar, a salsinha/cebolinha picada e pimenta do reino a gosto. Regue o prato com azeite de oliva (cerca de 3 colheres de sopa).

Ponha o pirex no forno pré-aquecido a 180º e deixe por aproximadamente 20 minutos. O azeite ao fundo começará a borbulhar e significa que o seu prato está pronto!

Sirva quente e aproveite para degustá-lo com um vinho branco gelado, hummmmm. Quem não gostar de vinho, aproveite com uma limonada suíça! Vale a pena igualmente ;).

Nenhum comentário:

Postar um comentário