Esta maravilha, além de ficar deliciosa, pode ser servida como entrada, petisco, prato principal... enfim, a imaginação é de cada um de nós!
BARQUETE DE CAMARÃO
Ingredientes:
Massa:
2 xícaras de creme de arroz (ou substitua 1 das xícaras por farinha de grão-de-bico)
4 colheres de sopa de água
185g de margarina (sem lactose)
1 ovo
1 colher de chá de sal
Recheio:
1 cebola pequena
1 cenoura
½ lata de milho
½ lata de ervilha
100g de camarão (usei camarão congelado e de um tamanho grande, mas pode ser de qualquer tipo, pois o que importa é o sabor)
5 colheres de sopa de ricota ou de creme de leite (no caso de opção sem lactose, utilize maionese sem lactose ou, se preferir, nata de soja)
Azeitonas
Pimenta do Reino a gosto
Sal a gosto
Preparo:
Massa:
Misture o creme de arroz, a água, a margarina, o ovo e o sal. Junte bem a massa com as mãos e deixe-a descansar por 10 minutos na geladeira.
Recheio:
Coloque um fio de óleo em uma panela com certa profundidade, deixe esquentar um pouco e jogue a cebola picadinha. Quando estiver dourada, acrescente o camarão já descongelado*, o sal e a pimenta a gosto. Deixe-o dourar.
*Se o camarão não tiver sido descongelado previamente, coloque-o em uma outra panela, em fogo baixo, até que o gelo derreta. Depois, acrescente-o à cebola e continue o procedimento.
Junte as cenouras, picadas em pequenos quadrados à panela e acrescente meio copo de água. Tape a panela e coloque em fogo alto. A água deverá secar, mas cuide para não queimar! Desligue o fogo e reserve o preparado sem tampa, deixando-o amornar.
Volte à massa. Retire-a da geladeira depois dos 10 minutos solicitados. Forre as forminhas com a massa e leve-as as forno (pré-aquecido em 180º) durante 20 minutos. Elas devem ficar coradas e assadas.
Volte ao recheio. Acrescente o milho, a ervilha e misture. Junte a ricota ou o creme de leite*, mexa bem e veja se precisa de mais sal ou pimenta. Se gostar, coloque ainda uns temperinhos verdes para dar cor e sabor ao recheio.
*Se escolheu o creme de leite, junte um pouco de queijo ralado a ele, para ficar mais salgado e saboroso.
Tire as barquetes do forno, no tempo solicitado, e deixe-as de lado. Quando o recheio tiver pronto, encha cada uma das barquetes com a quantidade que preferir. Decore-as com uma azeitona por cima de cada uma e voilá! Sirva morna ou fria e está pronta para ser degustada!
Obs.: O melhor de tudo é que o recheio pode variar de acordo com seu gosto! Tente trocar o camarão por frango com palmito ou por presunto e queijo em quadradinhos! Também pode-se trocar a ricota ou creme de leite por maionese.
O importante é ficar do gosto de cada um ;). Bom apetite!
Em junho de 2008, descobri minha intolerância ao glúten. Saí do médico aos prantos, pensando que minha vida tinha perdido o sentido não podendo mais comer todas as delícias do mundo. Já que comer bem é, definitivamente, uma das minhas paixões. Na época, apenas me arriscava na cozinha, mas foi a partir daí que desafiei todos os livros de receita: fazer comidas deliciosas sem a presença de trigo, aveia, centeio, cevada ou malte. Desafio vocês a também descobrir OS SABORES DA VIDA SEM GLÚTEN!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
nhummmm bom demais!!! Linda a apresentação! Beijos Ka!
ResponderExcluirKarina
ResponderExcluirQue delícia, só de ver dá vontade de experimentar
Obrigada pela informação!!!!
Grata,
Denir
Experimente também fazer um molhinho de catchup, maionese,mostarda,e shoyu no fundo da barquete.Depois coloque um ovinho de codorna e jogue batata palha por cima.
ResponderExcluirHUMMMMMMM...Faço sempre,só de lembrar me dá agua na boca... ''LUCIARA UNAI-MG''