quarta-feira, 5 de maio de 2010

Queijadas de Amêndoa (opção sem lactose)

Tipicamente à moda portuguesa, estas queijadinhas são um sonho para quem é fã de doce de ovos. Ficam com a "tampinha" crocante e o interior que derrete na boca.
É um pecado não experimentar! Espero que gostem!


QUEIJADAS DE AMÊNDOA
Ingredientes:


500 ml de leite (usei leite de baixa lactose)
25g de manteiga (ou nata de soja, que também é sem lactose)
4 ovos
350g de açúcar
100g de farinha sem glúten
100g de farinha de amêndoas (pode-se comprar as amêndoas inteiras - ao natural e sem sal - e triturá-las em casa no multiprocessador)
Manteiga ou margarina (que é sem lactose) para untar as formas

Preparo:

Em uma panela pequena, aqueça o leite e a manteiga / nata (sem deixar ferver).
Caso não tenha farinha de amêndoas, pode fazê-la colocando as amêndoas no multiprocessador e batendo bem, até virar farinha.
Em uma tigela, junte os ovos, o açúcar, a farinha sem glúten e a farinha de amêndoas. Mexa bem.
Quando o leite com a manteiga / nata já estiverem aquecidos (mornos), acrescente-os ao preparado de ovos, mexendo sempre. A massa, na verdade, será praticamente um líquido. Mexa bem e reserve.
Pré-aqueça o forno em 180º. Pegue as forminhas e unte cada uma delas com manteiga ou margarina e uma pitada de açúcar. OBS.: as minha forminhas são de silicone e, mesmo assim, tive que untá-las!
Com a ajuda de uma concha, distribua o preparado obtido nas formas.
Coloque as queijadas no forno e deixe cozer por 40 minutos. OBS.: Se seu forno for elétrico, deixe ligada apenas a parte inferior ou as queijadas não irão cozinhar como um todo e podem queimar.
Quando ela tiverem prontas, tire-as do forno e deixe esfriar (senão ela quebra toda ao tentar tirar da forminha!!!). Desenforme e sirva em seguida!
Para enfeitar o prato, polvilhe por cima um pouco de farinha de amêndoas, se tiver sobrado ;).

Dica 1: Esta receita deu um total de 12 queijadas, sendo que fiz 6 e depois mais 6, pois não tinha forminhas suficientes. Se este for o seu caso, deixe o preparado que irá para a segunda fornada fechado e na geladeira. Quando for despejá-lo nas formas, dê uma boa mexida novamente, para a "massa" ficar uniforme novamente.

Dica 2: Se sobrar alguma queijada pronta, deixe-as na geladeira em um pote fechado. Quando for servir, esquente por alguns segundos no micro-ondas.

Bom proveito!

2 comentários:

  1. Menina do céu! O que é isso! Que vontadeeeeeee

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu te perguntar uma coisa. Essas fotos são tuas, depois que tu faz? Mas que talento, hein??!! Tens que abrir um restaurante sem glúten! Sucesso!! hehehehe Bjão com saudades

    ResponderExcluir